Chez_popi
Chez Popi
2 de setembro de 2015
refugios_urbanos_16
Refúgios Urbanos
15 de setembro de 2015
ju_amora_16

ju_amora_16

Desde pequena ela pulava o muro do vizinho para pegar amoras direto do pé. Dobrava a camiseta para colocar as frutinhas – e manchavas todas de vermelho, para o desespero da mãe. Era o programa preferido da artista plástica Juliana Amorim, que mais tarde usou essa doce memória de infância para dar nome ao seu negócio: Ju Amora. “Além disso, já na vida adulta descobri que o feminino de amor é amora. Então não poderia ser outro nome”, diz.

ju_amora_20

Ju sempre soube que um dia seria empreendedora, afinal, é filha de comerciantes e sempre teve bons exemplos em casa (seus pais são donos de uma loja). Esperar o momento adequado foi o seu grande trunfo – a maturidade permitiu que ela planejasse tudo com calma até encontrar algo que ama de verdade.

Atriz formada, trabalhou por um ano e meio em uma galeria de arte da capital paulista e resolveu pedir demissão quando percebeu que não estava completamente feliz. Deu uma pausa na carreira para planejar no futuro, viajou em busca de referências e resolveu apostar em algo voltado para a decoração, já que sempre adorou esse universo. Um dia, imaginando o que gostaria de fazer, Ju pensou em algo que ainda não tinha na ambientação da casa e que poderia criar sozinha. A resposta foi uma banquetinha de madeira. E assim nasceu a marca Ju Amora.

ju_amora_11

As primeiras banquetas foram parar na loja da mãe – e fizeram um sucesso danado. Em seguida, ela criou uma página do Facebook e ficou surpresa com tantas encomendas. Era hora de trilhar voos mais altos: abrir uma loja online e se firmar como empreendedora. E olha que Ju se preparou para isso (dica: uma boa ideia não se sustenta. É preciso saber o que está fazendo). Para estruturar o negócio que decidiu tocar, ela fez um curso de empreendedorismo no Decola Lab, um projeto bem legal criado pela Espaçonave (as próximas turmas só abrem em 2016, fique de olho). Tal experiência foi decisiva e a fez dar um passo importante – assumir-se como artista e empreendedora. Hoje, as suas banquetas são vendidas pelo site que mantém e se esgotam rapidamente a cada leva que sai do forno. As peças são feitas uma a uma, com muito amor e carinho.

ju_amora_12

Gerir um negócio, segundo a artista, não é nada fácil. “É um turbilhão de possibilidades, e você só vai saber se tentar”, comenta. Para ela, a marca Ju Amora é como se fosse uma filha, que exige dedicação diária. “Sempre há dificuldades pelo caminho de um empreendedor, mas acho que se você sabe onde quer chegar, tem amor no que faz e se dedica, não tem como dar errado”, afirma.

Para marcar esse rito de passagem da sua carreira, a moça resolveu tatuar uma banqueta de madeira no próprio braço. “Ela representa uma virada pra mim e o amor por tudo o que faço”, diz.

ju_amora_21

 

Ju Amorinha

O ano de 2015 já é muito especial para a artista. Dois anos depois de lançar o ateliê Ju Amora, ela resolveu dar mais um passo e criar a Ju Amorinha. Trata-se de uma marca de banquetas voltada ao universo infantil – é uma mais fofa do que a outra. Além das peças disponíveis no site, é possível fazer encomendas exclusivas. Se a ideia é decorar uma festinha, por exemplo, Ju faz desenhos de acordo com o tema e com a personalidade dos pequenos. Um amor!

ju_amora_19

Outro tipo de serviço oferecido pela marca Ju Amorinha é a oficina de banquetinhas. As crianças ganham um banquinho e muitas tintas para criar a arte que desejarem – tudo com orientação da Ju. A atividade tem duração de uma hora e rende aos pequenos uma obra de arte exclusiva (eles podem levar a peça para casa quando o curso acabar!).

 

A firma

O ateliê da Ju é um universo particular. Não é à toa que na assinatura de seu email há uma mensagem dizendo que tais palavrinhas foram enviadas direto de amoralândia. Tudo é lúdico por aqui, desde as cores ao clima de criatividade que paira no ar.

Repare no flamingo de neon logo abaixo. Ele foi feito pela empresa Neon 3 Estações (11 3221-2511) e dá um charme especial ao ambiente. Ao lado, uma lousa com a célebre frase do artista plástico e escultor italiano Amedeo Clemente Modigliani: “seu real dever é salvar o seu sonho.” Esses dizeres funcionam como combustível e inspiração para tudo que Ju desenvolve.

ju_amora_4

O espaço fica na casa da artista, em um bairro tranquilo e arborizado de São Paulo (SP). A moça aproveitou a edícula da residência para pintar as suas banquetas. Um dos destaques do local é, sem dúvida, a parede azul (um tom semelhante é o Curaçau Blue, Referência P333, da Suvinil). Ela aproveitou essa divisória para colocar prateleiras de MDF, que custam bem pouco e são pra lá de funcionais (a Leroy Merlincomercializa modelos de diferentes tamanhos). Aí, basta instalar as peças com mãos francesas e aproveitar a superfície para colocar livros e demais objetos do dia a dia.

ju_amora_22

A mesa de trabalho é uma porta apoiada em um cavalete de madeira, que custa cerca de R$ 50 na Leroy Merlin. Acima, há uma arte que ela mesma fez – Ju usou fita adesiva para delimitar as áreas dos triângulos e pintou cada uma delas. Uma dica esperta: colocar um pouco de massa corrida, com o dedo mesmo, sobre a fita ajuda a prendê-la bem na parede e evita que a tinta invada a área da pintura.

ju_amora_23

Um mural não pode faltar na vida de um bom empreendedor – o espaço é ideal para fixar pedidos, metas e desejos. Ju escolheu um modelo de cortiça, que não pesa no bolso e dá conta do recado (uma peça de 90 x 60 cm custa R$ 31,20 na Kalunga).

ju_amora_6

ju_amora_24

“O meu ateliê é meu refúgio do mundo. É aqui que organizo minhas ideias e crio coisas novas”

ju_amora_25

Foi ela mesma quem decorou o ateliê. E foi simples, já que a decoração aparece entre as suas grandes paixões. “Amo. É essencial pra mim”, confessa. O primeiro passo para ambientar o local foi inserir peças emotivas, como fotos antigas dos pais. Depois, foi a vez de pôsteres de outros artistas e presentes. “Em seguida, adicionei cor nas paredes e o local se transformou no que é hoje”, diz. Inquieta, Ju sempre faz uma mudança aqui e outra ali, mas está satisfeita com a configuração atual. “É a minha preferida”, conta.

ju_amora_13

Gostou do trabalho da Ju? Não deixe de visitar o site dela, que tem banquetas incríveis e inspiração de sobra para você sair da mesmice e tocar aquele negócio que tanto deseja. Ah, não deixe de dar uma olhada também na fanpage da marca – há sempre algo novo sobre o trabalho da artista.

ju_amora_10

Ao receber uma banqueta em casa, tenha a certeza de há pedacinho da história dela ali. E as suas pinturas são tão verdadeiras e vibrantes, que é impossível não notar essa característica. Parabéns, Ju!la na firma_no_balls

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *