vzo_1
VZO Studio
15 de janeiro de 2016
la-na-firma-danielle-noce-empreendedorismo-8
Danielle Noce
4 de fevereiro de 2016

W-Dáblio

la-na-firma-dablio-5

la-na-firma-dablio-5

Apaixonado por bikes e um curioso de marca maior. Pronto! Foi só juntar essas duas características para criar um negócio pra lá de promissor: a W-Dáblio Custom Bikes, especializada na customização de bicicletas.

À frente da iniciativa, Weber César trabalha como diretor de arte há mais de duas décadas, mas há dois anos decidiu investir na área escolhida. Antes de abrir as portas da empresa, porém, resolveu se aprofundar no assunto, buscar referências, ver vídeos, conversar com fabricantes e entender como funcionava todos os processos. Essa etapa de pesquisa lhe rendeu uma bagagem bem sólida para seguir em frente – Weber comprou os equipamentos necessários, além de aprender a pintar e a usar os materiais mais adequados para atingir a perfeição em cada trabalho. E olha que deu certo! As peças que saem dessa oficina são impecáveis (dá gosto de ver!).

la-na-firma-dablio-30

As bicicletas já faziam parte da vida do diretor de arte, que gostava de pedalar por aí, mas nem de longe imaginava que elas poderiam ser uma fonte de renda. Até que um dia, o seu chefe comentou que gostaria de customizar uma bike e não encontrava um local adequado. Weber resolveu testar as suas habilidades na área e conseguiu um bom resultado. E, assim, a W-Dáblio começava a criar forma. “Percebi que poderia investir nisso, que era algo que me dava prazer e que estava em alta também”, diz. Hoje, ele faz customizações para pessoas que amam andar de bicicleta ou para aquelas que decidiram investir nas magrelas – estão aí as food bikes para comprovar essa história.

la-na-firma-dablio-4

Como disse lá no começo, Weber é curioso. Ele gosta de fuçar para descobrir coisas novas, o que é uma característica e tanto para a empresa que resolveu abrir. Assim, é possível encontrar as melhores técnicas de customização de bicicletas e entregar trabalhos pra europeu nenhum botar defeito (as suas referências, inclusive, são todas de lá). Sua sócia e esposa, Tatiana Muniz, cuida da parte administrativa – ô dupla que não tem preguiça de trabalhar! Aliás, já mostramos várias pessoas que riscaram essa palavra da vida (veja aqui e aqui).

la-na-firma-dablio-31

Hoje, ele consegue entregar bikes 100% customizadas, com grafismos (pintados à mão), bancos novos e até com uma nova regulagem de altura. Dá para comprar, por exemplo, modelos antigos e levá-los até a sua oficina para vê-los ganhar um novo fôlego. Aliás, foi exatamente isso o que o pessoal da Beauty Bike, que já deu as caras aqui no blog, fez. Curiosidade: foi assim que chegamos até a W-Dáblio (Vanessa e Alexandre, obrigada pela indicação!).

E é bem nesse tipo de divulgação que Weber aposta. A ideia é entregar bicicletas bem-feitas para que as pessoas possam recomendar o serviço para outras. “Está funcionando bem assim. Só divulgo no Facebook e no Instagram e tenho observado um ótimo retorno”, comenta. Para se ter uma ideia, já no quinto mês de empresa, ele teve de montar uma oficina com uma estrutura maior para receber os clientes.

 

A firma

O cantinho de trabalho de Weber é uma oficina mesmo, com equipamentos, pneus e, claro, bicicletas de diferentes tipos. É aqui que ele coloca a mão na massa, cria grafismos, pinta, monta e por aí vai.

la-na-firma-dablio-32

Para garantir um clima mais industrial, o diretor de arte resolveu pintar uma das paredes de preto – a cor contrastou com o amarelo que já marcava presença na fachada da casa. Aliás, promover contrastes é sempre uma boa opção para destacar algo ou alguma sala. Já mostramos isso aqui.

la-na-firma-dablio-1

Ao fundo, está o quadro das ferramentas. É uma placa de ferro com vários furinhos – assim, dá para colocar ganchos, pendurar o que for necessário e organizar tudo. Aliás, organização é o que não falta por aqui. Note que todos os equipamentos estão distribuídos em caixas organizadoras de plástico (à venda na Leroy Merlin). Todas são transparentes – “assim, os clientes conseguem ver tudo o que temos disponível”, diz – e ganharam adesivos com o logo da empresa.

la-na-firma-dablio-6

A mesa preta é a bancada que ele usa para apoiar as bicicletas e trabalhar à vontade, pois isso teve de escolher um modelo bem firme.

la-na-firma-dablio-33

la-na-firma-dablio-34

Segundo o diretor de arte, a sua ideia para 2016 é fazer novas parcerias e até mesmo comercializar modelos montados exclusivamente por ele (vale ficar de olho nas novidades). “Não quero entrar em uma linha de produção, mas sim fazer opções exclusivas”, afirma o profissional.

la-na-firma-dablio-2

Gostou da firma do Weber? Vale entrar em contato com ele se a ideia é ter uma bicicleta personalizada – e com muito estilo. Obrigada pela companhia e até a próxima 😉

la-na-firma-dablio-35

la na firma_no_balls

6 Comments

  1. Maria Albertina P. Fernandes disse:

    lindo trabalho..vou compartilhar..

  2. Joaci Rodrigues da Silva disse:

    Parabéns…
    Linda História…

  3. Raphael da Fonseca Garcia disse:

    Olá, tudo bom ?
    Gostaria de saber qual o nível de customização vocês realizam, ou seja, apenas pintam bikes, montam peças encomendadas, soldam quadros e componentes, etc…

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *